Mensagem do Monsenhor José Maria, Vigário Geral da Diocese de Petrópolis:
Petrópolis, 10 de abril de 2019.
Caros Irmãos no Sacerdócio, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Consagrados, Consagradas, Membros das Novas Comunidades, de Movimentos, Agentes de Pastoral e Amado Povo de Deus, Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Desde o meu tempo de Seminário, sempre tive como lema as palavras de São Pedro, obedecendo à ordem do Mestre para lançar as redes: “In verbo tuo…”.
Recebi e acolhi o convite do Sr. Bispo, para ser Vigário Geral, com temor e tremor! Sei de minhas limitações e o quanto tenho que lutar para ser melhor. Mas, confiando no chamado de Deus, tenho certeza de que Ele não faltará com a Sua Graça; por isso, lançarei as redes!
Preciso e quero contar muito com as orações de todos!
Amo a Diocese, as Vocações! De modo especial, quero estar perto e ajudar os meus irmãos padres!
O Papa Francisco, referindo-se aos padres, dizia: “A missão que o Senhor confia a seus pastores é maravilhosa e constitui uma vocação que transcende, por completo, a vida de qualquer sacerdote; implica uma total entrega ao serviço dos outros e à missão, mas é muito exigente e, sem uma profunda amizade com o Senhor, sem oração,sem o apoio de uma comunidade, não é possível. E, aqui, está claro o apoio do Bispo, e de quem o ajuda no governo da Diocese!
Conforme o Cânone 475, do Código de Direito Canônico : “O Vigário Geral ajude o Bispo no governo de toda a diocese”.
Ainda, no Cân. 480: ”O Vigário Geral e o Vigário Episcopal devem referir ao Bispo diocesano as principais atividades já realizadas ou por realizar; nunca procedam contra sua vontade e sua mente”.
Já são 41 anos que estou na Diocese (desde 1978!). Quase 40 anos foram vividos no trabalho pelas vocações e no nosso Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Tenho particular carinho pelo “Coração da Diocese”.Nosso Seminário de Corrêas, neste ano, está celebrando 70 anos de sua fundação! Formadores e formandos, podem contar com minhas orações e o meu apoio.
Consagro todo o trabalho e a missão a mim confiados por Deus, através do Sr Bispo, Dom Gregório, à Nossa Senhora do Amor Divino, Padroeira de nosso Seminário Diocesano e de nossa Diocese.
Conto com a oração de todo o povo de Deus, para bem realizar a Missão que Deus me confiou.
Em Cristo, o abraço.
Mons. José Maria Pereira
Vigário Geral